CCG na Assembleia Geral ibérica do Projeto 5GMOBIX

O CCG esteve presente na Assembleia Geral do projeto europeu 5GMOBIX, que teve lugar no Centro Tecnológico de la Automación de Galicia (CTAG), no passado dia 10 de abril.

Esta assembleia reuniu os participantes espanhóis e portugueses do projeto –  alguns dos principais motores do 5GMOBIX. O objetivo é preparar as diferentes etapas do projeto e definir a estratégia conjunta para a implantação da tecnologia 5G, que ocorrerá já nos próximos meses.

Fonte de imagem e notícia: CTAG

Projeto 5GMOBIX – objetivo

O projeto 5GMOBIX pretende especificar, implantar e avaliar serviços 5G que darão suporte à Mobilidade Conectada, Cooperativa e Automatizada (CCAM), definindo desse modo diferentes casos de uso de Condução Autónoma e Conectada, que utilizarão a tecnologia 5G como um canal base de comunicações para assim melhorar a segurança e o conforto dos serviços implantados nos veículos.

Corredor Porto – Vigo do 5GMOBIX

O corredor Portugal – Espanha, entre Porto e Vigo, é o corredor transfronteiriço mais importante onde se vão realizar os testes definidos dentro do âmbito do projeto. Este corredor dará um forte impulso em ambos os países para o desenvolvimento de oportunidades em torno do 5G no setor ITS (Intelligent Transport Systems).

Só com a colaboração dos diversos membros do consórcio ibérico se conseguirá realizar toda a implantação necessária nas suas diferentes fases (infraestruturas, comunicações, veículos, utilizadores). Este corredor inclui deste modo parceiros que cobrem toda a cadeia de valor, incorporando instituições públicas, centros de pesquisa, empresas de telecomunicações e fabricantes de automóveis.

O corredor irá explorar os desafios da interoperabilidade contínua entre diferentes países e tipos de transportadoras (públicas e privadas).

O principal caso de uso abordado será sustentado nos benefícios da tecnologia 5G para permitir que veículos autónomos privados tenham sucesso nos diferentes cenários interurbanos complexos (por exemplo, de Vigo para o Porto), enquanto outros casos de uso incluem cenários interurbanos para transporte público e veículos.

Fonte de imagem: 5GMOBIX

Consórcio ibérico

O consórcio luso-espanhol é composto por CCG – Centro de Computação Gráfica, NOS, Infraestruturas de Portugal, Norte Litoral, Siemens, Nokia Portugal, DGT, IMT, Telefónica, Nokia Bell Labs, Siemens, Concello de Vigo, CTAG, Dekra, ALSA, AEVAC, Universidade de Murcia, IT, TIS e A-To- B.

Este consórcio tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento da tecnologia 5G e da condução autónoma, que se tornará numa realidade nos próximos anos.

Neste projeto 5GMOBIX, O CCG coordenará a avaliação da aceitação de tecnologias por partes dos utilizadores em todos os sítios de teste e fará a coordenação técnica do corredor luso-espanhol.

Os primeiros testes do projeto começarão no final de 2019, iniciando com testes de laboratório e pistas de testes, chegando à estrada já em 2020. Os testes continuarão até 2021, ano em o projeto termina.

Website 5GMOBIX