Clusters Nacionais

 
 
 

Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda

O Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda é uma estrutura de apoio sectorial que tem como objeto principal a dinamização de processos de interação, articulação, colaboração e partilha de informação dentro do próprio agregado económico, atuando como instrumento de obtenção de acréscimos de competitividade pela inovação e pela internacionalização.

Health Cluster Portugal

O Health Cluster Portugal (HCP) é uma associação privada sem fins lucrativos que reúne mais de 170 membros, incluindo instituições de I & D, universidades, hospitais, organizações da sociedade civil e empresas nas áreas de produtos farmacêuticos, biotecnologia, tecnologias e serviços médicos. O seu grande objeto é a promoção de iniciativas tendentes à consolidação de um polo nacional de competitividade, inovação e tecnologia.

Produtech

O PRODUTECH - Pólo das Tecnologias de Produção – é uma rede articulada de fornecedores de tecnologias de produção capazes de responder aos desafios e aos requisitos de competitividade e sustentabilidade da indústria transformadora, com soluções inovadoras, flexíveis, integradas e competitivas.

MOBINOV

A MOBINOV é uma plataforma agregadora de conhecimento e competência no âmbito da indústria do setor automóvel, para promover uma crescente valorização da competitividade e da internacionalização do setor.

TICE

O Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica envolve e mobiliza atores relevantes em todo o país, especialmente nas regiões de Braga, Porto, Coimbra e Lisboa, abrangendo toda a cadeia de valor na área das TICE. Esta plataforma de concertação garante e promove as interfaces entre o mundo académico e o mundo dos negócios.

Clusters Internacionais

Clusters Internacionais 
 

GraphicsMedia.net

A GraphicsMedia.net é uma rede internacional de Cooperação em Investigação Aplicada em Computação Gráfica, Tecnologias Multimodais-Multimédia e Tecnologias Digitais Visuais Interativas. O CCG é um membro fundador desta rede de excelência.

NEM

A New European Media Initiative é uma plataforma tecnológica europeia que promove a convergência entre os setores de média, conteúdo, indústrias criativas, redes sociais, radiodifusão e telecomunicações, bem como eletrónicos de consumo para desenvolver um ambiente de inovação comum para a nova paisagem de média europeia.

NESSI

The Networked European Software and Services Initiative é uma plataforma tecnológica europeia dedicada a software, serviços e dados, dirigindo a transformação para a nova sociedade e economia de informação digital.

Empresas / Associações

Empresas / Associações 
 

ADRAVE

A Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave é uma plataforma de cooperação entre os sectores público e privado, em prol do desenvolvimento de um espaço regional.

Rede Casas do Conhecimento

A Casa do Conhecimento tem como objetivo promover o conhecimento, a criatividade e a inovação, criando condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais.

CITEVE

O CITEVE é um Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, que disponibiliza às empresas do sector têxtil e do vestuário um portfólio de serviços que inclui ensaios laboratoriais, certificação de produtos, consultoria técnica e tecnológica, I&D+inovação, formação, moda e design.

CTCP

O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal é uma organização sem fins lucrativos, fundada pela APICCAPS e dois Institutos do Ministério da Economia, o IAPMEI e o INETI, a partir do Laboratório de Controlo da Qualidade.

CVR

O Centro para a Valorização de Resíduos é uma instituição privada sem fins lucrativos que presta serviços de investigação, análise científica e aplicação de soluções reais na área da valorização de resíduos.

IDITE Minho

O IDITE MINHO - Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Minho constitui-se como uma instituição de desenvolvimento e inovação tecnológica de referência na zona norte do país.

VARD 2015

Régie Cooperativa que tem como objetivo definir, implementar e acompanhar a estratégia de Sistemas de Informação da Região do Ave.

Comissões Técnicas

Comissões Técnicas 
 
 

ISO/TC 22/SC 39/WG 3

O CCG participa no grupo de trabalho ISO/TC 22/SC 39/WG 3, que versa a interação do condutor com o ambiente e com os sistemas de condução.

CT 196 – Fatura Eletrónica

O CCG integra a Comissão Técnica de Normalização “CT 196 – Fatura Eletrónica”, um órgão técnico que visa a elaboração de documentos e pareceres normativos sobre a desmaterialização de documentos a nível europeu e faturas eletrónicas.

CT 199 - Sistemas de Informação para a Saúde

O CCG engloba a Comissão Técnica de Normalização “CT 199 – Sistemas de Informação para a Saúde”, que almeja a elaboração de documentos e pareceres normativos respeitantes aos Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde.