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Apresentação

Com 23 anos de existência, o CCG: Centro de Computação Gráfica dedica a sua atividade à investigação e desenvolvimento aplicado, nos domínios da computação gráfica, das tecnologias da informação, comunicação e electrónica, bem como às suas aplicações, em contexto nacional e internacional.
No CCG acreditamos na valorização económica do conhecimento, como um meio de atingir uma sociedade melhor. Neste sentido, atuamos de forma autónoma ou em rede, posicionando-nos como ‘interface’ entre as fontes do saber (Universidades) e a economia (Empresas), com base em parcerias estratégicas - via projetos e serviços – com transferência de conhecimento.
Neste website encontra informação detalhada sobre as nossas competências científicas e tecnológicas, assim como as suas aplicações nos mais diversos setores.

Bem-vindo!

João Nuno Oliveira
Diretor Executivo

A Associação CCG/ZGDV - Centro de Computação Gráfica (CCG) foi fundada em 1993 e estabelecida junto da Universidade do Minho, Campus de Azurém, Guimarães, em 2001, como uma associação de investigação, desenvolvimento e consultoria, de natureza privada e sem fins lucrativos.

O CCG é uma entidade qualificada pelo Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) para a Prestação de Serviços de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e para Consultoria e Serviços de Apoio à Inovação às empresas, constituindo-se ainda, membro cofundador da rede GraphicsMedia.net - Rede Internacional de Cooperação em Investigação Aplicada em Computação Gráfica, Tecnologias Multimodais-Multimédia e Tecnologias Digitais Visuais Interativas.

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ATIVIDADE

O CCG dispõe de uma vasta experiência no que diz respeito à elaboração e execução de projetos numa vertente de I&D e de mercado.
A atividade do CCG encontra-se segmentada em 4 Domínios de Investigação Aplicada - D.I.A.s:

CVIG: Computer Vision, Graphics and Interaction

  • Visão por Computador
  • Computação Gráfica
  • Interação Homem-Máquina
  • Realidade Virtual
  • Realidade Aumentada

PIU: Perception, Interaction & Usability

  • Atividades de I&D em Fatores Humanos aplicadas a áreas como saúde, segurança, transportes e entretenimento
  • Análise GUI (Graphical User Interface)
  • Teste em fase de protótipo e análise funcional de interface
  • Soluções centradas no utilizador, ergonomia e design funcional

EPMQ: Engineering Process, maturity & Quality

  • Abordagens de modelação para análise e conceção
  • Gestão de processos e de projetos
  • Sistemas de base de dados de negócio e georreferenciadas
  • Interoperabilidade de sistemas baseados na Web
  • Metadados e ontologias para Web semântica

UMC: Urban and Mobile Computing

  • Computação Ubiqua
  • Sistemas Inteligentes de Transportes
  • Computação Urbana
  • Visualização dos fluxos de mobilidade e espaço urbano
  • Soluções mobile e Serviços baseados em Localização

INFRAESTRUTURAS

Com o apoio do Estado Português - medida 3.1. Dinamização dos Sistemas Tecnológicos, da Formação e da Qualidade - Ministério da Economia e Inovação -, em 2009, o CCG deu mais um passo na sua estratégia, investindo 3,8 Milhões de Euros na construção de um novo edifício de 2.500m2, equipado com infraestruturas tecnológicas de ponta, em instalações modernas e inserido no campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães.

Na infraestrutura disponível, destacam-se o auditório para 60 lugares, o DATACENTER e a CAVE - (Cave Automatic Virtual Environment), equipamento este essencial para alicerçar atividades e projetos em áreas tecnológicas de vanguarda na simulação, automação, realidade virtual e computação gráfica aplicada, em geral.