7 sessões online de partilha de experiências e de debate sobre o futuro tecnológico que não vai querer perder!

As Tecnologias de Informação Comunicação e Eletrónica (TICE) constituem um setor extremamente dinâmico e transversal na economia e na sociedade, contribuindo, em larga escala, para a modernização, a competitividade e a inovação dos diversos setores empresariais e da sociedade em geral.

O CCG – Centro de Computação Gráfica, em outubro e novembro, irá dinamizar um conjunto de sessões de ThinkTank e de Networking, que reunirão especialistas e representantes de variadas entidades para discutir temáticas associadas às várias áreas de competência dos seus Domínios de Investigação Aplicada.

Pretende, assim, contribuir para o reforço das oportunidades de  transferência de conhecimento e tecnologia, cruciais para a inovação nos produtos e serviços das empresas, ajudando-as, por essa via, a enfrentar e ultrapassar os desafios com que se deparam atualmente.

As sessões, abaixo listadas, reunirão representantes empresariais e especialistas em investigação aplicada nas várias temáticas, que partilharão, entre outras, as suas experiências, desafios e casos de sucesso inspiradores, e debaterão os seus pontos de vista para o futuro.
Junte-se a nós! As inscrições são gratuitas, mediante registo prévio, e decorrerão na plataforma online zoom.

 

Desafios da desmaterialização dos processos organizacionais no contexto atual

Esta sessão tem como objetivo discutir como a desmaterialização dos processos pode ser obtida através da definição de modelos de negócio e modelos ontológicos, apoiados pela engenharia de requisitos e especificação de arquiteturas.

[Detalhes e inscrição]

 


Requisitos para Indoor Location na indústria, comércio e logística 

Esta sessão tem como objetivo debater quais os requisitos, as necessidades e as eventuais oportunidades que a localização em espaços interiores pode trazer à indústria, ao comércio e na área da logística.

[Detalhes e inscrição]

 


Tendências atuais nas áreas da Computer Vision, Interaction and Graphics

Esta sessão tem como objetivo discutir tópicos de Visão Artificial (AOIs, defect detection); Visualização Imersiva (Assistência Remota, Manuais Inteligentes) e Mundos Híbridos (Realidade Aumentada; Realidade Virtual, Realidade Aumentada) e quais os desafios aplicacionais nos vários setores.

[Detalhes e Incrição]

 


Formar para o “design centrado no Humano”: Desafios e Oportunidades

Esta sessão tem em vista a discutição do estado atual da disciplina em Portugal, identificando os maiores desafios e propondo objetivos de formação para os profissionais do futuro.

[Detalhes e Incrição]


 

A visão por computador na Indústria 4.0

Esta sessão tem como objetivo discutir, em específico, as tecnologias atualmente utilizadas na implementação de soluções emergentes de visão artificial e a exploração de potenciais oportunidades de desenvolvimento de soluções aplicadas à indústria 4.0.

[Detalhes e Incrição]

 


A Engenharia de software ao serviço da Transformação Digital

Esta sessão tem como objetivo discutir como a Engenharia de Software associada à Ciência dos Dados, permite digitalizar os processos internos e de negócio das empresas, recolhendo e analisando informações em tempo real (através de técnicas de big data analytics e de machine learning), melhorando assim a tomada de decisões.

[Detalhes e Incrição]


Comunicações veiculares: oportunidades para Portugal

Esta sessão tem como objetivo a  reflexão sobre os desafios com que se deparam os diversos agentes envolvidos, e o debate sobre as potenciais oportunidades que Portugal poderá gerar nesta área.

[Detalhes e inscrição]

 


Estas ações tem o cofinanciamento do Programa Operacional Norte2020, e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no contexto de ações de Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico do CCG.