7 Razões para Participar nas Comemorações do 25º Aniversário do CCG

O Centro de Computação Gráfica – CCG vai comemorar o seu 25º aniversário com um programa recheado de atividades nos dias 22 e 23 de novembro.

O dia de aniversário do CCG assinala-se no calendário anual a 3 de novembro, mas as comemorações do primeiro quarto de século do CCG vão decorrer em dois dias repletos de iniciativas, às quais não deve faltar. Eis 7 razões para não deixar escapar este evento único.

1. Viajar até ao passado

O CCG pretende reunir toda a comunidade e individualidades que, de forma direta ou indireta, participaram nesta caminhada e contribuíram para este marco histórico. Se de alguma forma fez parte do percurso traçado pelo CCG, este será um momento especial de convívio e de recordação, quer de pessoas, quer de projetos impactantes ou de experiências em geral.

No dia 23 decorrerá a apresentação do livro dos 25 anos do CCG, com muitos momentos históricos desta instituição.

2. Conhecer o CCG

Este evento é aberto a todos os interesados em conhecer o CCG, que abrirá as portas dos seus laboratórios no dia 23, realizando uma exposição de protótipos e demos, com as tecnologias mais recentes e inovadoras.

O CCG apresentará as tecnologias estado-de-arte dos seus 4 Domínios de Investigação Aplicada (DIAs: CVIG; EPMQ, PIU, UMC).

3. Experimentar as tecnologias inovadoras do presente

Com a abertura das portas dos laboratórios do CCG, os participantes mais curiosos nestas comemorações poderão também experimentar as tecnologias do CCG, garantindo-se assim experiências que não serão facilmente esquecidas.

4. Conhecer o futuro tecnológico

O quadro de ações consistirá numa viagem tecnológica ao passado, mas também ao presente e ao futuro desta instituição.

Se é um fã de tecnologias poderá ficar a conhecer o panorama tecnológico do futuro, em concreto a visão do CCG para 2025.

5. Participar nas Jornadas Tecnológicas

As Jornadas Tecnológicas decorrem no dia 22 e cobrem temas como inteligência artificial, cidades inteligentes, mundos híbridos, fatores humanos, visão artificial, arquiteturas de software cloud e SOA, vigilância criminal, redes veiculares, entre muitos outros. Para além de contar com a presença de muitos especialistas no assunto, haverá espaço para questões e para debate, garantindo a participação de todos os interessados nestas temáticas.

6. Participar na Sessão Solene

Um momento alto das comemorações do aniversário do CCG será a Sessão Solene no dia 23, com a presença de diversas individualidades, como o Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e o Presidente da C.M. de Guimarães, Domingos Bragança. As honras de encerramento estarão a cargo do senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor. Certamente um acontecimento a não perder.

7. Ter contacto com um ecossistema de inovação

Nestes dois dias de comemorações não faltarão oportunidades para conhecer os investigadores do CCG, assim como representantes de empresas e de diversas instituições nacionais e internacionais, num ambiente único de inovação tecnológica.

Entre outras atividades, serão atribuídos os Prémios Inovação CCG às empresas emergentes mais empreendedoras.

A apresentação das tendências de desenvolvimento das áreas de atuação do CCG será certamente uma excelente oportunidade para as empresas obterem conhecimento especializado para a definição dos seus roads maps estratégicos para o curto/médio prazo, ou para identificar oportunidades de colaboração com o CCG.


Chegando a este último ponto, a questão que se coloca é: ainda não se inscreveu nestas atividades?

Inscreva-se já! A inscrição é gratuita, mas obrigatória:

Fazer a inscrição.