25 anos – CCG e Expo ’98

A Expo’ 98 celebra vinte anos em 2018, tendo sido inaugurada a 22 de maio de 1998.

A história do CCG está ligada à da Expo’ 98, uma vez que o Centro de Computação Gráfica foi o responsável pelo projeto Oceanário Virtual e pelo desenvolvimento da primeira versão do website da Expo’ 98.

CCG e o Projeto Oceanário Virtual

Integrado na rede internacional INI-GraphicsNet, o CCG realizou o projeto Oceanário Virtual (1996 -1998), que recriou o ambiente do Oceanário de Lisboa, na altura o maior da Europa, através de tecnologias de Realidade Virtual, permitindo a navegação virtual pelo mesmo.

O Oceanário Virtual esteve em apresentação no Pavilhão da Oceanófilia durante 6 semanas, passando em outubro para o Pavilhão da Realidade Virtual, inaugurando o Parque das Nações.

Foi ainda capa da prestigiada revista científica “Communications of the ACM” em 2000, com um artigo dedicado ao tema [ler na integra].

imgs_revista-01

Fonte das ilustrações: COMMUNICATIONS OF THE ACM July 2000/Vol. 43, No. 7

O trabalho de investigação e desenvolvimento deste projeto foi realizado por uma equipa que uniu Portugal (CCG) e Alemanha (IGD).

O principal componente deste trabalho foi um sistema de simulação em tempo real que disponibilizava espécies animais artificiais, optimizado de forma a permitir uma fluidez na simulação, animação e navegação. Além disso, foi implementado de uma forma modular, o que permitia integrar facilmente novas espécies e conteúdos.


CCG e o Website da Expo ’98

O CCG foi também responsável pelo desenvolvimento do primeiro website da exposição mundial de 1998, processo que teve início, quatro ou cinco anos antes da Expo ’98.

Tendo sido fundado em 1993, o CCG começou assim a desenvolver o website da Expo’ 98 logo no seu início, quando a Expo’ 98 não tinha ainda um domínio ou servidor.

site expo 98 ccg

Homepage Expo’ 98, website de 1994, In revista Topics de 1995.